"" → Missão Enem Redação Perfeita: Missão Enem segredos da redação perfeita

Missão Enem segredos da redação perfeita

 Porém não vamos poder universalizar a questão, em atenção a, em número reduzido de casos, o “eu” não é infalivelmente a persona que fala. Chamamos de “elocutivo” a persona que fala; “alocutivo” a persona com quem se fala, e também “delocutivo” a persona cujo se fala, livremente do pronome empregado. Observe a letra da cantiga O meu paixão, de Chico Buarque: “O meu paixão possui um jeito manso que é só seu E também que me deixa louca enquanto me beija a boca A minha pele toda estaca arrepiada E também me beija com calma e também altura Até minh\' psique se sentir beijada (..)”.. Esse sujeito que reside em meu, minha (pronomes possessivos) e também me (pronome pessoal oblíquo) não se alude ao responsável da música, porém sim à personagem da letra da cantiga, e também fosse um poema, poderíamos invocar essa personagem de eu lírico. Dessarte, analisando detidamente o miga da melodia, vamos poder declarar que meu, me e também minha são exemplos de pronomes delocutivos, porque o responsável está denotando a persona das quais se fala. → Enquanto \" este \" sou eu: E também enquanto o “ este ” transforma-se em um pronome elocutivo? Porque muito, em pequeno número de situações, Missão Enem o pronome “ este ” passa a fazer referência à própria persona que fala. Observe o exemplo:



O entregador de gás bateu à porta com força e também insistência. Sua atitude irritou a dona de moradia, que diz aos berros: “Já vai, já vai”. Ao analisarmos a sentença em proeminência, percebemos que esse “já vai”, na realidade, observada sua estrutura profunda, já expor “já prosseguirei ”. O sujeito do “já vai” é o pronome “ este ”, o que comprova a ocorrência do pronome elocutivo. → O nós que não nos inclui: Seria isso verosímil? A resposta para a pergunta é... sim, há casos quando o pronome nós não inclui aquele que fala. Observe o exemplo : A normalista chegou na sala de lição e também perguntou para os alunos: “Como passamos o final de semana? Fizemos a prelecção de vivenda? ” Nas formas verbais “passamos” e também “fizemos”, aquele que fala, ou melhor, a normalista, não está inclusa, cita -se somente aos alunos. Então, esse “nós” é um pronome alocutivo, porque faz referência à persona com quem se fala→ Quem é \"você\"Você sai de vivenda, (você) enfrenta duas horas no trânsito, (você) chega na escritório bancária e também logo (você) percebe que você esqueceu a carteira com todos e cada um dos documentos... Que tristeza! Por fim, quem é esse “você” no oração supra? Será que o elocutor está referindo-se a uma segunda persona?